Com tecnologia do Blogger.

Highbury Stadium



O Highbury Stadium era o antigo estádio do Arsenal que ficava localizado no distrito de Highbury, ao norte da cidade de Londres, no bairro de Islington.

Foi inaugurado em 6 de setembro de 1913 e possuía capacidade para 38.419 espectadores sentados. Com a transferência do clube para o Emirates Stadium, foi demolido em 2006, e transformado num condomínio fechado de apartamentos.

Também era conhecido como Arsenal Stadium mas era chamado de Highbury devido ao distrito onde estava localizado. Era apelidado de Home of Football. O apelido primeiramente foi dado por adeptos e depois foi aceite normalmente pelo clube.


Construção e Inauguração

O estádio original foi construído em 1913, numa zona onde ficava um recreio de uma escola, localizada em Highbury, no norte de Londres. O estádio foi construído relativamente rápido no verão daquele ano, e foi projetado por Archibald Leitch, arquiteto de muitos outros estádios da altura. O novo estádio custou £125.000.


A 6 de Setembro de 1913, embora ainda não concluído, foi inaugurado durante a temporada 1913-14, numa partida da Football League Second Division (actualmente a Football League One) contra o Leicester Fosse (o actual Leicester City), e o jogo foi vencido por 2-1 pelo Arsenal. Tommy Benfield, do Leicester, marcou o primeiro golo oficial do rencito, enquanto George Jobey marcou o primeiro golo do Arsenal.


Remodelações

Highbury passou por várias remodelações durante a década de 1930, a primeira delas em 1932, desenhada por Claude Waterlow Ferrier e William Binnie. No mesmo ano, a 5 de Novembro, a estação de metro local, que se chamava Gillespie Road, foi renomeada para Arsenal. A bancada principal foi demolida para dar lugar a nova East Stand, em 1936, com um custo de £45.000, enquanto o West Stand ficou bastante mais cara: aproximadamente £130.000. No lugar do antigo terraço foi colocado um telhado, e no terraço do sul foi colocado um relógio, baptizado de The Clock End, nome que se mantém até aos dias de hoje, mesmo no Emirates Stadium.

Durante as décadas seguintes o estádio sofreu poucas alterações, embora durante a Segunda Guerra Mundial o terraço norte foi bombardeado e teve de ser reconstruido. Foi instalada iluminação em 1951 e inaugurada num amigável contra o Hapoel Tel Aviv, a 17 de Outubro daquele ano. O aquecimento subterrâneo também foi colocado mas em 1964. Ao contrário de muitos outros estádios, o Arsenal recusou-se a colocar redes nas bancadas de Highbury, mesmo no auge dos hooliganismo, durante a década de 1980.


No início da década de 1990 o relatório o desastre de Hillsborough foi publicado, recomendando que todos os estádios de futebol tivessem apenas lugares sentados. O North Bank, conhecido por ser o local onde ficaram os adeptos mais fanáticos do Arsenal, teve de ser demolido no final da temporada 1991-92, e um novo sector com apenas cadeiras foi construído. Durante esta remodelação foi colocado um mural gigante atrás da baliza em homenagem aos adeptos, dando a ilusão de que os jogadores estavam a rematar para uma multidão, em vez de um local de construção.

O The Clock End também foi redesenhado, com um telhado e camarotes instalados em 1989, além de novos lugares sentados instalados quatro anos depois.


Os últimos anos

O Arsenal deixou Highbury em 2006 e nesse ano transferiu-se para o novo e moderno Emirates Stadium. Em homenagem ao antigo estádio, durante a temporada 2005-06, última temporada a jogar no Highbury, o Arsenal usou como equipamento principal a cor de vinho. A cor de vinho foi escolhida por ter sido a usada no ano de inauguração do estádio, em 1913.


O último jogo do estádio foi contra o Wigan Athletic, a 7 de maio de 2006, em mais uma jornada da Premier League. O Arsenal venceu por 4-2, com um hat-trick de um dos maiores, se não o maior jogador que jogou ali, Thierry Henry. Na comemoração, Henry ajoelhou-se e beijou o relvado do estádio.

Em 90 anos de existência Highbury recebeu vários jogos amigáveis da seleção inglesa, jogos da Premier League e outros torneios nacionais, além de outras modalidades como boxe, basebol ou críquete.


Demolição

O estádio foi demolido em 2006, e transformado num conjunto de apartamentos, chamado de Highbury Square. Estes foram colocados à venda em Outubro de 2005, e em pouco mais de seis meses, em maio de 2006, já estavam todos vendidos. Actualmente Highbury Square ainda é muito visitado pelos adeptos do clube em dias de jogos no Emirates Stadium.