Com tecnologia do Blogger.

Quem é Unai Emery?



Agora que Unai Emery foi confirmado como novo treinador do Arsenal, os adeptos poderão querer saber mais acerca do treinador espanhol. O treinador de 46 anos é o homem que se segue na cadeira de sonho no Emirates e é considerado um doido por futebol.

O antigo internacional espanhol Joaquin, que foi treinado por Emery no Valencia, disse ao 'The Guardian': "Emery mostra tantos vídeos que fiquei sem pipocas!"

"Ele é obcecado por futebol - é praticamente uma doença. É um dos melhores treinadores que já tive. Trabalhei com ele durante três anos. Não aguentei o quarto!"

De certeza que não teremos aqui um novo reinado de 22 anos como aconteceu com Arsène Wenger, mas os adeptos esperam que Unai Emery tenha o mesmo sucesso que o treinador francês teve quando chegou a Londres e que possa trazer conquistas ao clube, idênticas às que teve no passado recente.

Emery guiou os seus primeiros dois clubes, Lorca e Almeria, a subidas de divisão, segunda e primeira respectivamente, antes de chegar ao Valencia em 2008. Aí conseguiu ficar por três ocasiões no top-3 da liga espanhola, mudando-se de seguida para a capital russa para orientar o Spartak Moscovo. No país do leste da Europa as coisas não correram bem e acabou por sair ao final de meio ano e onde realizou apenas 26 jogos.

De regresso a Espanha em Janeiro de 2013, Emery restaurou a sua reputação ao levar o Sevilha à conquista de três Ligas Europa. A primeira delas foi frente ao SL Benfica, numa vitória após grandes penalidades.

O sucesso na Liga Europa levou à cobiça do gigante francês do Paris Saint-Germain e dos seus petrodolares. Na capital gaulesa conquistou um campeonato e cinco taças, mas também duas eliminações seguidas nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Foi despedido ao final de duas temporadas.

Eis mais algumas coisas que pode não saber acerca do novo treinador do Arsenal:


Futebol corre na família

Emery seguiu os seu antecessores no mundo do futebol - o seu pai Juan, e o seu avô Antonio, jogaram futebol, sendo ambos guarda-redes. O seu pai passou por vários clubes da segunda divisão espanhola, enquanto o seu avô jogou pelo Real Union na primeira divisão.


Lesão levou à carreira de treinador

O primeiro clube que Emery treinou foi o Lorca Deportiva, onde fez mais de 30 jogos pelo clube como médio. Acabou por sucumbir a uma lesão no joelho na temporada 2004/05, com 32 anos, e foi-lhe oferecido o cargo de treinador.


Conquistas pessoais

Durante a sua passagem pelo Sevilha, Emery foi nomeado para o prémio FIFA de treinador do ano em 2015 - depois de um quinto lugar na liga espanhola - mas acabou por perder para Luis Enrique, que treinava o FC Barcelona na altura. Foi nomeado treinador europeu da temporada 2013/14 e ainda conquistou vários troféus de treinador do mês em Espanha. Em França foi também eleito treinador do ano.


O sucesso de Sevilha

Benfica, Dnipro e Liverpool foram as equipas que Emery bateu nas finais da Liga Europa, entre 2014 e 2016. A equipa portuguesa foi derrotada nas grandes penalidades após um empate sem golos em 2014, e no ano seguinte os ucranianos também caíram, desta vez por 3-2. O hattrick ficou completo na vitória frente ao Liverpool, em Basileia, em 2016.

Sem comentários